10 de novembro de 2003

Tirando a manchete do "Correio da Manhã", que Ferro Rodrigues considerou uma «torpe mentira» e mais uma «patifaria», nada se passou nos últimos dias que me inspire um comentário. Nem a entrevista de Francisco Louça no "Público" de hoje, onde este acusa Bagão Félix de perseguir o líder do PS. E, quando assim é, mais vale ficar mudo e quedo. Mas não resisto — e estou a contradizer-me — a fazer um pequeno comentário acerca de uma sondagem da Universidade Católica, que nos dá conta de que «os governantes e os diplomatas são quem projectam uma pior imagem de Portugal no estrangeiro». Não pondo em causa a seriedade do estudo e não tendo razões para sair em defesa dos nossos governantes e diplomatas, tenho para mim que os primeiros responsáveis pela pior imagem de Portugal no estrangeiro são os emigrantes. Só que não é politicamente correcto dizê-lo.