7 de novembro de 2006

Não tenho especial simpatia pelo Governo de José Sócrates, mas também não embarco facilmente no coro de críticas que lhe estão a ser feitas por causa da RTP. Como já disse e repeti, acusar os governos de controlar os media sob a sua tutela é fácil e barato, e eu estou cada vez mais convencido de que, hoje como ontem, é mais parra que uva. Pior: como as denúncias ficam, por regra, por provar, nunca se ficando a saber quem fala verdade e quem mente, não custa nada levantar a bandeira das intromissões indevidas. Pode ser que haja motivos para críticas no caso em apreço, e nem os mais ingénuos surpreenderia caso os houvesse. Mas eu, para este peditório, já dei. Até porque há uma coisa que eu nunca percebi: por que razão há-de a Oposição ter o direito de protestar junto dos órgãos de comunicação social tutelados pelo Governo sempre que considere incorrecto o tratamento de que é alvo e não há-de o Governo ter o mesmo direito? Onde está escrito que os governos — todos os governos — estão obrigados a comer e calar?