24 de março de 2004

José Saramago insiste que o "Ensaio sobre a Lucidez" vai causar polémica. Se assim não for, «é porque as pessoas estão tão adormecidas que questionar a democracia não as afecta». Ora, eu confesso que só de ler esta tirada fiquei logo com sono. E posso garantir-vos que é já um avanço, pois a última vez que li Saramago irritei-me. E só eu sei o que me custa adormecer quando me irrito. Mas fiquei logo desperto quando ele disse que o seu novo romance critica os jornalistas, porque os jornalistas são demasiado submissos (ao governo) e mudam de cor como quem muda de camisa. E acrescentou em defesa da tese: «Acredito que muitos jornalistas se adaptam com demasiada facilidade à cor ambiente». Estará ele a referir-se aos jornalistas do "DN" dos tempos em que foi director? Não me parece. Afinal, o que consta é precisamente o contrário: alguns jornalistas adaptaram-se mal à cor ambiente — e foram postos na rua.