23 de agosto de 2006

Tenho acompanhado os comentários à polémica que envolve Eduardo Cintra Torres e a RTP e verifico, sem surpresa, que há mais coração que razão. Embora poucos conheçam os factos em que Cintra Torres diz basear-se para acusar o Governo de censurar a RTP, parece não faltar quem não hesite em dar-lhe razão e condenar a televisão pública. Não me espantaria que fosse inteiramente verdade o que diz o crítico, nem seria a primeira vez que um Governo se intromete onde não deve. Mas manda a mais elementar regra do bom senso esperar para ver, não fazer juízos com base em palpites. Para começar, há que considerar mais alguns dados. A protecção das fontes, por exemplo. Não tenho dúvida de que a protecção das fontes é um bem precioso, mas a forma como se pratica deixa-me muitas dúvidas. Aliás, tenho para mim que a protecção das fontes prejudica mais o jornalismo do que beneficia. Mas, repito, há que esperar para ver, e não pretendo pôr em causa o crítico com esta chamada de atenção, pois não faço a mais leve ideia se tem razão ou não.