25 de maio de 2009

JORNALISMO (1). Também eu quase sempre discordo do que diz o bastonário dos Advogados e, sobretudo, dos métodos por ele utilizados, mas nada disso me impede de lhe dar razão se achar que a tem. Também não vi o que levou Marinho Pinto a exaltar-se da forma que o vídeo documenta, e também me parece que o seu comportamento durante a entrevista à TVI não dignificou a classe que representa. Mas também vi uma coisa que, para mim, foi importante: Marinho Pinto denunciou frontalmente o «jornalismo» praticado por Manuela Moura Guedes, que só não merece condenação geral porque a fórmula por ela seguida serve os interesses de uns quantos, curiosamente alguns deles sempre na primeira linha da crítica aos media mas que no caso presente não abrem o bico. É, de facto, uma pena que não se discutam os argumentos com que Marinho Pinto vergastou o «jornalismo» de Manuela, e que o incidente se resuma a uma condenação praticamente unânime do bastonário. É que o «jornalismo» de Manuela valia, no mínimo, uma discussão, e já me começa a incomodar tanto rabinho entre as pernas.