28 de junho de 2004

A coisa pode cheirar a folclore, mas não deixa de ser um indício de que as coisas já estiveram melhor. Estou a referir-me ao pedido de desculpas de Ferreira Torres aos magistrados que o condenaram a três anos de prisão (embora suspensa) e à perda do mandato de presidente da Câmara do Marco, a quem resolveu insultar. «Sou mais sério do que as pessoas que me julgaram» e «tenho mais poder do que aqueles juízes», disse Ferreira Torres após uma «grandiosa e inesperada recepção popular». Dias depois, corrigiu o tiro: «Tenho muita honra em ter sido julgado por este colectivo de juízes, pela correcção com que fui tratado e a que não estava habituado», acrescentando que os insultos aos juízes resultaram do «estado de cansaço da viagem e pela emotividade do momento, motivada por tão grandiosa e inesperada recepção popular.» Comovente. Muito comovente.