29 de maio de 2006
Não tenho uma opinião definitiva sobre as agências de comunicação. Mas, pelo que me é dado ver, não vejo onde está o problema. As agências de comunicação tentam vender aos jornalistas um candidato (um produto, um serviço) da forma que mais o beneficia? E daí? Não é esse o papel que delas se espera? Além disso, não são os jornalistas confrontados diariamente com quem lhes tenta vender gato por lebre, com notícias que só aos visados interessam e com tentativas de manipulação? O problema não é as agências de comunicação, mesmo as agências de comunicação suspeitas de «colocar notícias» ou comprar jornalistas. O problema são os jornalistas que não fazem o que lhes compete, ou pura e simplesmente se vendem. O resto é conversa que não convence ninguém. Dir-me-ão que não é bem assim, que a culpa nem sempre é dos jornalistas mas de quem neles manda. Discordo. Por mais compreensíveis que sejam as contas para pagar ou a carreira, a culpa é de quem faz e não de quem manda fazer. A verdade e a honestidade têm um preço, por vezes demasiado elevado, e os jornalistas sabem isso melhor que ninguém. Preço que uns aceitam pagar, e outros não.