25 de setembro de 2006

O chamado Islão moderado está, finalmente, debaixo de fogo. Como me incluo entre os que têm dúvidas sobre o assunto (fui dos primeiros a questionar o chamado islão moderado, passe a imodéstia), só posso regozijar-me com a notícia. É que a reacção dos «moderados» (as aspas significam as minhas dúvidas, só isso) face à violência dos fundamentalistas — que se traduz, por regra, no silêncio — deixa-me dúvidas de que ele exista. Por aquilo que se vê, não só a mim. Há por aí muito boa gente que gostaria de ver os «moderados» insurgirem-se contra os radicais com a mesma energia com que se insurgem contra o que designam por islamofobia, coisa que me parece longe de se verificar mas que, a ser verdadeira, resulta, em grande parte, da forma como se comportam. Reparem que eu disse dúvidas, pois é disso que se trata. Dúvidas que, julgo eu, todos ganharíamos em ver esclarecidas.