29 de setembro de 2008

GRAMÁTICA. Considerando que o semanário A Voz de Trás-os-Montes seria o jornal mais adequado para abordar a questão da via que liga Amarante a Bragança, porque é nesse jornal que mais se tem discutido o controverso IP4, resolvi enviar-lhes um texto de opinião com umas ideias sobre o assunto. Publicado o dito, constato, com surpresa, que o texto foi alvo de alterações, mais precisamente ao nível da pontuação, que me irritaram profundamente. É que qualquer pessoa medianamente letrada constatará, à légua, que as alterações introduzidas constituem autênticos atentados à gramática, e quem me lê sabe que me esforço por não a atropelar. De maneira que me resta aqui o estaminé para dizer aos leitores que o texto lá publicado como sendo de minha autoria não foi bem o que eu escrevi. Quanto ao benemérito que semeou umas vírgulas onde não devia e suprimiu outras onde não podia, recomendo-lhe que não tome à letra o conselho de Cardoso Pires. É que ele aconselhava a esquecer a gramática... mas só depois de se conhecer.